-->

quinta-feira, 12 de abril de 2012

INSTITUTO PARTICIPA DO VII FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Brasília (12/04/2012) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou no dia 28 de março, do VII Fórum de Educação Ambiental. O objetivo desse encontro foi aproximar o debate sobre a contribuição da educação ambiental nas unidades de Conservação (UC) e seu papel no fortalecimento da participação social.

Com a intenção de discutir e conhecer os anseios da sociedade para a agenda da participação social na gestão das UCs, o fórum conseguiu reunir cerca de 120 pessoas, entre representantes de ONGs, do poder público, de instituições de ensino e de empresas.Como resultado desses trabalhos os participantes elaboraram uma carta de compromisso sobre educação ambiental nas unidades de conservação. O documento foi entregue à coordenação do evento para que seja considerado nas discussões da Rio+20. A carta será enviada ao Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e demais participantes do evento.

A carta, que foi sistematizada pela equipe do ICMBio, apresenta questões como: a busca pela ampliação da participação na gestão das UCs, como tornar as pessoas protagonistas nos processos decisórios, o fortalecimento da educação ambiental como meio de autonomia e participação social e a proposta de fazer a Encea evoluir à luz das experiências e métodos já existentes.
O ICMBio teve um estande no fórum onde divulgou as ações de educação ambiental e na feira de sustentabilidade o Instituto expôs produtos de povos e comunidades extrativistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...