-->

sexta-feira, 13 de abril de 2012

DIRETORIA DO ICMBIO AVALIA DESAFIOS DA NOVA GESTÃO


Brasília (12/04/2012) – Um dia após tomar posse, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentim, reuniu-se na quarta-feira (11), na sede do Instituto, em Brasília, com diretores e coordenadores regionais. O encontro serviu para ele se inteirar de como anda a gestão das unidades de conservação (UCs). O Instituto tem 310 UCs e 11 coordenações regionais no país.

“Mais do que tomar pé de como está a gestão das unidades de conservação abrangidas por cada Coordenação Regional, acredito que seja fundamental traçarmos estratégias para superar os possíveis gargalos”, disse Vizentin.

Durante o encontro, cada coordenador traçou um panorama da situação das UCs localizadas em sua jurisdição, destacando avanços e desafios. O presidente mostrou-se entusiasmado com as possibilidades de solução para um dos principais gargalos, que é o da regularização fundiária das unidades. Para isso, foram apresentadas opções como compensação por reserva legal e contratos de concessão de direito real de uso (CCDRU), além das indenizações pela compra da terra.

No dia anterior, na cerimônia de posse, a ministra Isabela Teixeira, do Meio Ambiente, havia feito algumas recomendações à nova gestão do ICMBio: estudar modelos para a regularização fundiária das unidades; melhorar o processo de criação de UCs; aprofundar o processo de mediação de conflitos; ampliar alternativas de uso público, inovando nos modelos de concessão; investir em qualificação e na formação de novas lideranças; reforçar o apoio às comunidades extrativistas; criar alternativas de diálogo com o entorno das unidades, sociedade civil e governos estaduais; e firmar parcerias técnico-científicas, fortalecendo os centros de pesquisa. Por fim, ela salientou a importância do trabalho de combate ao desmatamento nas UCs.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9290

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...