-->

domingo, 1 de janeiro de 2012

PROTEÇÃO


A lei nº 11.516/2007, que criou o ICMBio, tráz entre as atribuições dessa autarquia federal a finalidade de “exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das unidades de conservação instituídas pela União”. Visando cumprir esta finalidade a equipe gestora da ESEC Maracá tem realizado planejamentos semestrais de ações de fiscalização, as quais visam prevenir e combater a prática de ilícitos ambientais no interior e entorno da unidade. As principais infrações que ocorrem na ESEC Maracá são relacionadas a pesca e caça, atividades proibidas em Maracá, que tem como um de seus principais objetivos a preservação da natureza.

Material de pesca apreendido
Apreensão de material de pesca
As atividades de fiscalização são realizadas por fiscais do ICMBio, que recebem capacitação específica para exercer esta função, com o apoio de instituições parceiras como IBAMA, Companhia Independente de Polícia Ambiental – CIPA e Polícia Civil do Estado de Roraima – Delegacia de Meio Ambiente.
Fiscalização
Carne de caça
Material de caça apreendido


Como ação de proteção da UC, além das atividades de fiscalização, a ESEC Maracá possui também uma brigada de combate a incêndios florestais. Anualmente, durante 6 meses do ano, no período de maior risco de queimadas no Estado (outubro a maio), 14 brigadistas são contratados para auxiliarem na prevenção e combate a incêndios no interior e entorno da Unidade. Os brigadistas contratados, todos das comunidades do entorno, passam por um processo de seleção e curso rigoroso, destinado a verificar os mais aptos para trabalharem na prevenção e combate aos incêndios.
Formação dos Brigadistas
Praça do Carapanã
Treinamento dos brigadistas
Ajude-nos também a conservar a Estação Ecológica de Maracá! Denúncias podem ser encaminhadas para a equipe gestora da Unidade por telefone (95 3623-3250) ou enviar uma mensagem anonimamente ou não. Clique no botão para fazer denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...