-->

domingo, 1 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Histórico
A ESEC Maracá participou, entre 2005 e 2008, do Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV), ainda sob gestão doIBAMA. Com a criação do ICMBio, o programa foi interrompido e perdeu-se a continuidade das ações de Educação Ambiental (EA). O programa propiciava a participação voluntária em atividades que se propunham a despertar no AAV a reflexão crítica dos problemas socioambientais, e orientá-lo a atuar de forma individual e coletiva na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais.
Desde a suspensão das atividades do AAV, as atividades relativas à Educação Ambiental na ESEC tem sido pontuais, com algumas visitas de grupos de estudantes, participação no Conselho Gestor e em eventos e reuniões nas comunidades.

Programa de Educação Ambiental e Integração com o Entorno
O conceito de Educação Ambiental adotado pelo Programa de Educação Ambiental e Integração com o Entorno da Estação Ecológica de Maracá é instituído pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e visa atender as diretrizes e ações estratégicas estabelecidas na Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA).
Através da Educação Ambiental, esperamos agregar pessoas e instituições e estabelecer um processo educativo que vise disseminar valores e atitudes que qualifiquem a participação social na gestão das Unidades de Conservação e ampliar a noção de pertencimento das comunidades e da sociedade geral à UC.
  • Visitação educativa
  • Conselho Gestor
  • Presença institucional nas comunidades
A Estruturação da Visitação Educativa é parte do Programa de Educação Ambiental e Integração com o Entorno e um dos objetivos estratégicos definidos pelo Programa de Gestão para Resultados (PGR/ARPA).
O Projeto, através do estabelecimento de trilhas interpretativas guiadas, cria um ambiente de ensino-aprendizagem em que é possível aliar razão e sensibilização, possibilitando a compreensão dos fenômenos naturais de forma integral e integrada com a natureza.
Ao possibilitar a utilização das Unidades de Conservação como cenário para o ensino e a pesquisa, esperamos estimular a inserção de questões ligadas às UCs e à conservação da sociobiodiversidade no ensino formal. Futuramente, promover a integração das atividades de educação ambiental com as pesquisas científicas realizadas na UC, estimulando o envolvimento de jovens das comunidades do entorno com as atividades de educação Ambiental e de Pesquisa.
Através desse projeto, esperamos ampliar a noção de pertencimento das comunidades do entorno e da sociedade geral à UC e fortalecer as parcerias interinstitucionais, através da participação ativa de escolas, universidades e institutos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...