-->

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Udu-de-coroa-azul


Ø  ESPÉCIE AMEAÇADA
  • Ave Momotus momota / Udu-de-coroa-azul
O udu-de-coroa-azul pode medir entre 41 e 46 cm e pesar 10 g. Apesar do vivo colorido azul da cabeça, não é fácil de ser visto nas florestas onde habita. A cabeça possui uma coroa negra, circundada por uma faixa roxa e azul. Prefere as áreas mais escuras e o canto é semelhante ao de uma coruja, emitido mais freqüentemente no clarear e escurecer.  Vive solitário ou em pares.  O ninho pode ser feito em buracos, em barranco de rio, às vezes com mais de um metro e estreito, onde são depositados três ou quatro ovos brancos. Nas matas sem barrancos pode aproveitar a entrada do buraco de um tatu para iniciar a escavação. Tem dieta mista, alimentando-se de frutos, insetos e pequenos vertebrados. Captura suas presas diretamente no solo ou próximo dele. Bate as presas grandes contra galhos antes de engoli-las. É uma espécie bastante territorialista, podendo o mesmo individuo ser observado, por dias seguidos, no mesmo lugar e na mesma hora. Ocorre do norte da América do Sul ao norte da Argentina, incluindo grande parte do território brasileiro.

Grupo: Aves
Nome Científico: Momotus momota
Nome Vulgar: Udu-de-coroa-azul
Fatores de Ameaça: desmatamento, destruição do seu habitat, tráfico
Status de ameaça (Biodiversitas, 2002): EN (Em Perigo).
Bioma: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal
Adaptado de: Machado, A. B. M.; Drummond, G. M.; Paglia, A. P. (Ed.). 2010.  Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. 1ed. – Brasília: Fundação Biodiversitas.
Guia de Aves do Pantanal - Disponível em: http://www.avespantanal.com.br/paginas/154.htm. Acesso em 27 de novembro de 2010.

Mapa de distribuição de Momotus momota no Brasil

Mapa da Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...